No dia 11 de outubro de 2024, o SIBS ESG foi apresentado como estudo de caso na formação ESG para gestores da NOVA SBE. A sessão contou com a participação de 28 gestores de bancos, associações e de 12 empresas, evidenciando a relevância do SIBS ESG no contexto atual da sustentabilidade corporativa.
João Moreira, responsável pelos Special Projects na SIBS Processos, e enquanto representante do SIBS ESG, fez uma apresentação da plataforma, destacando-a como uma ferramenta essencial para a maturidade ESG nas empresas. Durante a sessão, convidou os participantes a iniciarem o preenchimento dos questionários na plataforma, promovendo uma abordagem prática ao tema.
Esta formação de três dias, como definido pela NOVA SBE, teve como objetivo proporcionar “um programa abrangente e atualizado sobre os princípios, métricas, regulamentos, finanças, reporting, stakeholders engagement, liderança sustentável e tendências futuras, capacitando os profissionais para contribuirem para uma transição rumo à sustentabilidade corporativa e financeira”.
É fundamental estarmos presentes nestas formações, de forma a salientarmos a importância do report de sustentabilidade e a crescente pressão que as tendências de mercado têm vindo a criar.
Nesse sentido, a plataforma SIBS ESG, pela sua simplicidade, conformidade regulatória e gratuidade, é a solução ideal para as pequenas e médias empresas que desejam iniciar a sua jornada de sustentabilidade e sistematizar os seus dados.